Métodos comuns para tratamento de gases residuais industriais
Nas atividades de produção industrial, são inevitavelmente gerados vários tipos de gases de exaustão. Se esses gases de exaustãonão forem tratados de maneira oportuna e razoável, poderão poluir o ar e afetar o meio ambiente. Em casos graves, também podem causar danos aonosso corpo. Portanto, precisamos estar atentos ao tratamento de gases residuais industriais. Primeiro, precisamos compreender as causas da geração de gases residuais e, em seguida, resolver o problema dos gases residuais de acordo com as causas. Quais são os métodos comumente usados para tratamento de gases residuais? Existem vantagens e desvantagensnestes aspectos, portanto escolha o método apropriado de tratamento de gases residuaisnão industriais com basenanossa situação real.
1. Método de decomposição microbiana: usando fluxo de água circulante para conter poluentes em gases de exaustão odoríferosna água e, em seguida, cultivando microorganismos em um leito de cultura de água para degradar os poluentes em baixo-substâncias de risco. Porém, devido à influência da atividade microbiana, os microrganismos cultivados só podem tratar um ou vários gases com propriedades semelhantes. Para melhorar a eficiência do tratamento e a operação estável, são adicionados produtos químicos, valor de pH, temperatura, etc., o que resulta em custos operacionais relativamente elevados.
2. Método de adsorção de carvão ativado: utilizando a estrutura de poros internos desenvolvida de carvão ativado e o princípio da enorme área de superfície específica para adsorver moléculas de gases residuais odoríferos que passam pelo reservatório de carvão ativado, a eficiência do tratamento inicial pode chegar a 65%, mas é facilmente saturado e apresenta altos custos de operação e manutenção. No entanto, o efeito dos gases residuais de alta umidadenão é significativo e é fácil causar poluição ambiental secundária.
3. Método de plasma: O princípio do uso de alta-eletrodos de tensão para emitir íons e elétrons, perturbando a estrutura das moléculas de odor, bombardeando moléculas de odornos gases de escape, quebrando assim as moléculas de odor e alcançando efeitos de purificação significativos em gases de odor de baixa concentração. Porém, com o alto consumo de energia elétrica e anecessidade de limpeza de pó, os custos de operação e manutenção são elevados, o que pode facilmente causar acidentes por gases inflamáveis e explosivos de alta concentração.
4. Método de desodorização por spray de planta: Ao pulverizar solução de extrato de plantano espaço onde os gases odoríferos são gerados, os gases odoríferos sãoneutralizados e absorvidos para obter a desodorização. O efeito de desodorização pode atingir uma concentração baixa de até 50%. Diferentes sprays são selecionados para diferentes odores e a solução de spray para plantas precisa ser adicionada com frequência. A manutenção dos equipamentos énecessária e os custos de operação e manutenção são elevados, o que pode facilmente causar poluição secundária.